Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

"O CARA"



Paulo Mathias Jr em "O CARA", direção de Miguel THIRE
Estreia Teatro Paulo Pontes - NET (foto divulgação)
 "O CARA"    

     Reestreia de "O Cara", texto e  direção de Miguel Thire, teatro Paulo Pontes - NET.   Monólogo com o ator Paulo Mathias Jr., uma espécie de "comediante aloprado", lembrando um pouco Jerry Lewis. Suas veias, seus músculos, sua expressão e voz  entram em cumplicidade com o público, atestando o grande comediante. Fui ver "O Cara"... mas não era uma comédia! Ou melhor, como Molière, Martins Pena e os comediantes da praça, a seriedade, a política, a ambição desmedida e a solidão - estavam todas lá, transmitidas pelo texto crítico de Miguel Thiré!  
     Por momentos tememos identificar no personagem, cujo nome é Getúlio Batista, uma crítica declarada a alguns bem sucedidos homens de negócios brasileiros, também chamados Batista, e que também possuem a mão de Midas, aquele rei da mitologia que transforma  em ouro tudo o que toca. Porém Mathias Jr não se limita só a ser só um gênio das finanças, ele vai se multiplicando em diversos personagens, que podem ser o amigo, a vizinha, os opositores, além do próprio Batista, é claro, o jovem que se propõe ser, aos 30 anos, o homem mais rico do mundo! E o consegue. Porém, é no momento em que ele atinge seu sonho que os dissabores começam a acontecer, mostrando que o futuro pode ser assustador. A trama, muito bem trabalhada, é um enfrentamento à febre consumista que assola a nossa sociedade. Em boa hora o autor se refere a esse fenômeno. 
     Miguel Thiré resolve enfrentar seu tema fazendo a opção de estrear "sem patrocínio". Vemos, na ficha técnica do espetáculo, uma estranha representação, na qual  colaboradores pouco prováveis comparecem, como por exemplo Robert de Niro, stand-in de Mathias; ou a assistência de direção feita por Steven Spilberg (o primeiro assistente, na real, é Raquel Alvarenga). Mas a preparação corporal é de Arnold Schwarzenegger, e o camareiro é Eike Batista. O web designer é Steve Jobs. A produção executiva, no mundo real, é de Rachel Lamm (a cara de Deborah Lamm). Trata-se de uma brincadeira simpática, como simpático é o espetáculo. Parabéns pelo seu retorno (estreou no Centro Cultural da Justiça Federal). Diretor e ator continuam a alegrar seu público, e fazê-lo pensar. Longa vida e boas platéias para "O Cara"!






Nenhum comentário:

Postar um comentário