Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"QUASE NORMAL"

Vanessa Gerbelli (Diana, a mãe); Cristiano Gualda, (Dan, o pai) e Olavo Cavalheiro (o filho Gabe, em um de seus passeios, na imaginação da mãe) Foto: divulgação

CRÍTICA TEATRAL
IDA VICENZIA FLORES
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)

     "Quase Normal" é um musical cujo tema é o sofrimento de alma de uma mãe, e seu caminho para a liberdade e o autoconhecimento. O texto de Brian Yorkey, com música de Tom Kitt, Prêmio Pulitzer de 2010, traz para a cena o transtorno bipolar, uma doença que pode afetar o dia a dia da uma família, como acontece com o simpático casal Diana e Dan Goodman e sua filha Natalie. Os delicados caminhos desse "Quase Normal" fazem-no uma exceção em sua categoria. Tadeu Aguiar, que adaptou o texto e dirigiu o espetáculo, foi pego pela emoção do que se passava em cena, quando assistiu na Broadway ao espetáculo, cujas músicas complementam a ação, no compasso de uma ópera rock.       
     A cena começa com o encontro matinal da família, culminando, esse encontro, com o procedimento inusitado da mãe, ao colocar os pães, dos sanduíches que prepara, enfileirados no chão! Este procedimento toma de surpresa a plateia desavisada, ao lançar problemas de laços partidos e terapias. Há outros musicais com temas que colhem os espectadores de surpresa, como "Angels in America", também ganhador do Pulitzer, levando à cena os problemas da Aids. Há outros musicais que abordam temas profundos, entretanto, em "Quase Normal" somos pegos pelo drama de uma mãe que perde um filho. Ficamos sabendo que o transtorno bipolar pode ser desencadeado por um trauma e, de supetão, entramos no conflito de uma bela família que abriga a dor. Gabriel Goodman, o filho que compartilha a mesa (Olavo Cavalheiro, em comovente desempenho), é apenas uma doce criação de sua mãe, pois ele faleceu quando era ainda um bebê.
     As cenas em que Gabriel aparece aos olhos de sua mãe adaptam-se à criativa cenografia de Edward Monteiro, com seus vários planos que facilitam os deslocamentos do personagem e ampliam o problemático espaço cênico do teatro Clara Nunes. A lembrança do filho é uma recorrência dramática e as intermitências de sua presença são os instantes mais fortes da dor.  
     A evolução da história narrada é marcada pelo tratamento da síndrome bipolar. Os delírios da imaginação da mãe envolvem os psicanalistas que a tratam e os transforma, aos olhos dela, em bailarinos de tango, e assim, temos a integração analista/analisando através dos passos de Dr. Fine (André Dias) dançando um tango argentino com Diana; ou o Dr. Madden (também André Dias), intervindo na imaginação da mãe como se fosse um rockstar. Estas cenas quebram o clima trágico, dando respiração ao espetáculo. Vanessa Gerbelli, como Diana Goodman, é o destaque, com uma atuação segura e um perfeito domínio de voz e palco. Nas vezes em que é solicitada a executar alguns passos de dança, o faz com leveza e precisão. Cristiano Gualda, o correto marido Dan, completa o acerto da escolha dos atores. Para o marido apaixonado, o importante é conservar o casamento e o amor. A filha, Natalie Goodman (Carol Futuro), leva com humor o "segundo plano" a que é relegada na vida da família. Henri é o namorado de Natalie, interpretado com discrição por Victor Maia. O elenco é perfeito, em sua demonstração de técnica e sentimento. Na ficha técnica temos um diretor sensível, Tadeu Aguiar, e a preparação vocal de Mirna Rubin (dá vontade de se inscrever em suas aulas de canto); os figurinos bem adaptados para as cenas são de Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo. Direção musical de Liliane Secco; adereços de Clívia Cohen. Coro e substitutos dos atores: Aurora Dias, Rafael de Castro e Gabriel Falcão. Diretora assistente e coreógrafa: Flavia Rinaldi. "Quase Normal" é um espetáculo comovente, que pode levar às lágrimas. 

2 comentários:

  1. Ótima crítica!! Meus parabéns!!!
    Me senti vendo ao espetáculo! Incrível!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Patty Dantas! Estas palavras estimulam para continuar! Beijo, Ida

    ResponderExcluir