Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

APRESENTAÇÃO (UM TRECHO) - BIOGRAFIA - ANTONIO ABUJAMRA - 'OS MOUROS'

Antonio Abujamra, Glauce Rocha e Jardel Filho na época da montagem de "Tartufo", de  Molière. Anos 60.

 PINTURA  DO  SULTÃO   SALADINO - 'SÉCULO XII  -  A SÉTIMA CRUZADA'.


IDA VICENZIA

(da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)


                 UM TRECHO DA 'APRESENTAÇÃO' DO LIVRO DE ABUJMARA 

                            SOBRE  SALADINO - UM SULTÃO DIPLOMATA 

                                               DAMASCO

               OS CRUZADOS E A "CAÇA AOS MOUROS"


     ... Comecemos pelo francês, Jean de Joinville, o "Senescal",  e sua inspiradora narrativa de uma batalha entre mouros e cristãos. Eis um espetáculo teatral: "as armas do sultão (Saladino) eram todas de ouro, e quando o sol batia nelas, resplandeciam esplendidamente. A algazarra que esse exército fazia com seus timbales e trompas sarracenas era aterrorizante de ouvir". (Historia de São Luiz, 1309).

     O sultão Saladino ficou na História como um diplomata, e os manuscritos dos muçulmanos (não esqueçam que eles inventaram a escrita) falam sobre a VIIª Cruzada do Rei Luis IX "para conquistar Jerusalém e exterminar os mouros". Os católicos praticam estas barbaridades desde sempre, ou seja, depois de Cristo (d.C.).

     Cabe-nos a ironia de reafirmar que quem "inventou" este São Luis foi a Igreja Católica, pelo Papa Bonifácio VIII, em 1297, alguns anos depois da morte do cada vez mais belicoso Rei Luis. Quanto ao sultão Saladino, o diplomata, diz a Historia, era amigo do intelectual imperador alemão Frederico (o tal que caiu na água com ferradura (desculpe, armadura) e tudo, morrendo afogado). Pois "diz a História", Saladino e Frederico tinham mútua admiração. O imperador alemão mostrava-se cada vez mais cético em relação a essa guerrinha de bufões das Cruzadas, o mesmo acontecendo com Saladino.  
     Esse passado enlouquecido forjou ficcionistas, e também grandes artistas. As formações épicas do teatro de Abujamra estavam esperando o momento oportuno para surgir, à semelhança dos arrebatadores espetáculos que o Islã proporcionava aos Cruzados...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário