Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

CLARISSE ABUJAMRA E O LIVRO DE ABU

IDA VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)

QUERIDA Clarisse! 

     Mando para você um trecho do livro de Antonio Abujamra "CALENDARIO DE PEDRA" - que escrevo). Gostaria que você completasse algo sobre você e Abu. (Sei que estás fazendo sucesso com novo espetáculo, em São Paulo. Quando vocês vierem ao Rio quero assisti-lo). Agora mando um trecho em que falo na família, nas mulheres artistas da família. Gostaria de me alongar sobre você, Clarisse, sua experiência como artista, com Abujamra. Pode ser? Estou fechando o livro e senti falta da sua palavra sobre vocês, que foram tão próximos.  O trecho (no livro) começa assim: 
 ______________________

     Maria Abujamra é a única "mana" viva. Maria é professora de expressão corporal para teatro, e (é) era sempre convidada por Abujamra para acompanhá-lo aos espetáculos, quando ele estava no Rio de Janeiro. Maria assinou, entre outros, a expressão corporal de "Exorbitâncias". A "mana" era boa companheira nos grandes momentos da vida de Abu. Fica a lembrança carinhosa da 'Família Abujamra' ... de seus filhos Alexandre e André. De Belinha...  e da querida Clarisse Abujamra que, mesmo sem saber, colaborou! Ela dirigiu o tio em seu primeiro monólogo "O Contrabaixo". O "histórico" de Clarisse é nosso conhecido: bailarina, atriz e diretora. Um de seus mais recentes trabalhos foi apresentado no Rio de Janeiro, em 2013. Um monólogo de sua autoria, "Antonio - da Tua Necessaria Poesia", sobre os três "Antonios" de sua vida, incluindo o tio-diretor. 

     Há muitas diferenças entre os dois projetos, o de Abu e o de Clarisse; principalmente pelo fato de o monólogo da atriz/bailarina ser sobre sua experiência de vida, o que não acontece com "O Contrabaixo". Clarisse está há mais de 10 anos nos palcos com o seu monólogo sobre os Antonios,  em intervalos e mudanças, inclusive as de direção, que no início era feita pela prima Márcia Abujamra, e agora Clarisse se autodirige. O seu "tio Totó" (é assim que os sobrinhos chamam Abujamra), apresenta sempre a sobrinha como "um grande talento". Há outras sobrinhas talentosas: entre elas, a atriz Yara Jamra, de voz metálica e vocação para a comédia. Yara adotou o nome original da família, o "Jamra" dos "Abu-pai". "Jamra" quer dizer "a que mantém o fogo acesso".


     Voltando à Clarisse ... (aqui você pode falar o que quiser sobre você, seu tio, sua carreira). O espaço é seu! Pode ser uma página, duas... um parágrafo! Como você se sentir melhor. Estou pensando em entregar o livro dia 31 de janeiro para o editor. Você pode me mandar algo sobre vocês para este e.mail? 
(vicenziada@gmail.com). Fico muito agradecida. Beijo e sucesso sempre! Feliz 2017!  Ida Vicenzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário