Páginas

segunda-feira, 3 de abril de 2017

RENATO RUSSO







     Bruce Gomlevsky em "Renato Russo", direção de Mauro Mendonça Filho, texto de  Daniela Pereira de Carvalho. (Foto Guga Melgar).


IDA VICENZIA
(Da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)
RENATO RUSSO

     Em cena, em curta temporada, temos o regresso de "Renato Russo", dessa vez no  Teatro das Artes. Como sabemos, este é um espetáculo que deu todos os prêmios a Bruce Gomlevsky, e à equipe do espetáculo, pelo desempenho excepcional que apresentaram. O texto, de Daniela Pereira de Carvalho destaca, com acerto, as principais passagens da vida de "Russo", aliás, um nome escolhido pelo jovem Renato Manfredini Jr., quando resolveu assumir seu talento. O texto - e sua vida - estão muito atuais. Renato viveu na época da ditadura militar... Não esqueçamos que uma das composições marcantes deste poeta é "Que país é esse?" - canção que se tornou um grito de guerra contra a injustiça, e que inspirou muitos poetas. Nada mais atual, essa Legião Urbana, a banda de Renato Russo, e nada mais atual do que relembrar as composições de Renato.  Vale à pena assistir novamente Bruce Gomlevsly - para quem já o assistiu - e para quem ainda não teve essa experiência ... não deve perdê-la!
        Vamos a ela: um cenário funcional (de Bel Lobo), no qual a ação se desenvolve no interior de seu pensamento, recolhido em seu quarto, ou criando músicas e as interpretando, na presença de seu público. O acertado desenho de luz de Wagner Pinto faz a transfiguração dos tempos, e vemos tudo acontecer na nossa imaginação, e ao vivo, no desempenho de Bruce Gomlevisky! A direção de Mauro Mendonça Filho revela um jogo premiado: o diretor soube aproveitar, com detalhes, todo o material precioso desta produção, contando com uma equipe de primeira. Além dos citados, temos a direção musical de Marcelo Alonso Neves e a música ao vivo da banda Arte Profana. Mas, o que impressiona mesmo, e dá vida aos momentos que passamos no teatro, é o desempenho de Bruce Gomlevsky. Antonio Abujamra dizia - quando deixou "seu lado ator" vir à tona - o quanto passou a amar melhor, a compreender melhor, o "metabolismo" destes seres maravilhosos. No caso de Bruce, tivemos uma experiência esclarecedora a respeito das palavras de Abu, ao compartilhar o espetáculo, e, principalmente, a cena em que ele canta "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"... segurando as mãos do público e cantando... o artista que estava ali presente não era Bruce Gomlevsky, mas Renato Russo!  Essa sensação nos acompanha durante todo o espetáculo.
     Para quem não sabe, Renato Russo é um dos nossos artistas mais sensíveis e um de nossos poetas mais importantes. Viveu o seu tempo com entrega total, e soube criar os mais belos poemas sobre a nossa realidade... sobre o homem, e o que é o ser humano. Assim, simplesmente. Coisa de artista e seu "metabolismo". Desde a observação que tem sobre a vida, a sua delicadeza, e a revolta de não poder modificá-la.
     Renato Russo, o compositor que é capaz de suaves composições que são verdadeiros contos de amor (bem humorados) como em "Eduardo e Monica", no qual ele pergunta: ""Quem um dia irá dizer/Que existe razão/ Nas coisas do coração?". Foram mais de 200 composições, feitas por este coração aberto à emoções, e ele se desespera com: "Nas favelas do senado/ sujeira pra todo lado/ ninguém respeita a Constituição/ mas todos acreditam no futuro da nação", perguntando: "Que País é esse?" Ou  "Pais e Filhos" ... e tantas outras! Algo que não ser esquecido, realmente. Estão de parabéns os que tiveram a lucidez de reapresentar esse "Renato Russo" tão bem vindo. 
  
     Assistente de Direção: Ana Kutner; Figurino: Jeane Figueiredo; Videografismo: Rodrigo Lima, Cila Mac Dowell, Gustavo Vaz; Direção Vocal: Patricia Maia e Deco Fiori; Preparação Corporal: Daniela Amorim; Técnica de Alexander, Gabriela Geluda; Fotos Divulgação: Guga Melgar; Rede Social, Rafael Teixeira; Assessoria de Imprensa: Barata Comunicação
Produtores Associados: Bruce Gomlevsky e Bianca De Felippes
      
         
    




Um comentário: