Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2019

CÁLCULO ILÓGICO

Resultado de imagem para FOTOS DE CÁLCULO ILÓGICO - TEATRO
Jéssika Menkel em Cálculo Ilógico. Direção Daniel Herz
 (Foto Alberto Maurício)



      IDA  VICENZIA 
  (da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)                      
                                               (Especial)


     Fomos ao Teatro II da Casa de Cultura Laura Alvim assistir “Cálculo Ilógico”, monólogo escrito pela atriz e dramaturga Jéssika Menkel, dirigido por Daniel Herz. Jéssika nos mostra como, partindo de um núcleo pessoal, atingimos o universal. Sabemos que a verdadeira obra de arte se nutre dessa transcendência. Os grandes escritores russos que o digam, principalmente Tolstoi, que não nos deixa esquecer essa verdade. O que nos surpreende é tal sabedoria desenrolar-se a nossos olhos, realizada por alguém que parece não ter consciência de seu poder. Ou talvez tenha, porém o amor que dedica ao que está criando no momento (teatro é um constante recriar), nos dá a perceber somente a concentração no ato criativo em movimento, a entrega total.

     Jéssika apresenta seus dotes artísticos com a precisão de quem possui a natural intuição, e o resultado é um trabalho coerente, sério e original. Vamos a ele.

     Através de uma narrativa em que o mundo da matemática – com seus catetos e hipotenusas – conta uma historia coerente, que entendemos e entramos no jogo da atriz, fazendo com que  os números tenham a força das palavras, com que os números se tornem metáforas, fazendo com que os números se tornem poesia...

     Entre tantas palavras, tanto carinho e emoção, há uma passagem tão linda, de renovação, uma passagem que Jéssika/Ella, nos dá, e que é pura poesia: “... eu lembro de uma história que o meu irmão me contou ...A águia pode viver até 70 anos, mas ... quando chega nos 40 anos precisa fazer uma escolha: morrer ou ir para uma montanha e se isolar... nessa idade ela já não tem o bico pontiagudo, as garras afiadas e as penas ficam pesadas, o que torna difícil voar ...  (...) As que escolhem ir pra montanha passam 150 dias de dor, ela fica bicando a pedra até o bico quebrar e nascer outro,  com o bico novo ela arranca todas as unhas e depois todas as penas.  Depois de 5 meses ela sai num vôo de renovação/renascimento. Ela volta a viver”.    

     E foi o que aconteceu com essa menina. Não foram 5 meses, foram 10 anos... e Jéssika mostra para a plateia o resultado de seu vôo de renovação. A arte está de mãos dadas com a vida.  A atriz soube transformar em narrativa teatral o que lhe foi dado para viver. Fizeram parte dessa aventura, e muito próximos a Ella (o alter ego de Jéssika), o diretor Daniel Herz, e seu encantamento com o material trazido por Jéssika. O “Cálculo Ilógico” se dá quando a vida escapa da probabilidade dos acontecimentos,  e a sua ordem é quebrada. Na vida, sim, a ordem dos fatores altera o produto... mas aí vem o Sr. Superior Positivo Neutro e pode consertar tudo para você. O jogo de palavras é um dos encantos deste texto!     

     São de Jéssika as últimas palavras: Idealizei esse projeto há + - 17.520 horas e comecei a escrever esse texto há 27 meses, mas só consegui levantá-lo, criá-lo e fazer desse número real em 2018. Aceitar que as coisas têm o seu tempo e que as vezes é necessário re-calcular porque o melhor acontece no momento exato é um dos segredos da vida.
     O que cerca este acontecimento delicioso é a luz de Aurélio de Simoni; a Preparação Vocal de Jane Celeste, o Cenário (simples, alguns cubos que dão mobilidade à cena), e o Figurino, atemporal, ambos de Thanara Schonardie, a Direção Musical fica a cargo de Eric Camargo, e a A ssistência de Direção conta com Gabriela Checcia e Tiago Herz. NÃO PERCAM!   
      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário