Páginas

domingo, 15 de setembro de 2019

"FESTIVAL INTERNACIONAL PORTO ALEGRE EM CENA"

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e textoO psiquiatra Dr. Abujamra, visitante ilustre do nosso stand. Filho de João Abujamra, irmão de Antonio, parentes que se estabeleceram em Porto Alegre. Grata surpresa.
  A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Alexandra Borba, pessoas sorrindo, pessoas em péNa foto à esquerda, outro profissional psi. Abu os atrai! Trata-se de nossa querida atriz e psicóloga Alexandra Borba, que muito nos deu alegria em seu estágio no Rio de Janeiro. Alexandra, talentosa atriz, filmou com a cineasta  Aline Rezende. Que prazer recebê-la no Porto Alegre Em Cena! Boas Leituras do livro do Abu, Alexandra! Você vai gostar. (Fotos J Vargas).


         IDA VICENZIA
         (da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT)                                        
         (Especial)

        FESTIVAL INTERNACIONAL PORTO ALEGRE EM CENA
                                   DIAS  10  A  23   DE  SETEMBRO
                                               -    2019   -
                              26º  FESTIVAL   #OCORPOEMCENA
                                                   PATROCÍNIO
                                        - ENTRE MUITOS OUTROS -
                                                            DA
                                PREFEITURA DE PORTO ALEGRE/RS

     Em setembro, Porto Alegre fica em festa cênica. Entre os dias 10 a 23/09, mais de 33 espetáculos, dos mais variados estilos, além de oficinas e debates – são distribuídos pela cidade, em locais como o Teatro Renascença (Centro Municipal de Cultura, situado na Avenida Érico Veríssimo, um luxo!) ... e teatros como o do SESC; SESI; THEATRO SÃO PEDRO; da PUCRS; CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA; TEATRO DE ARENA; TEATRO DA SANTA CASA...
      São, ao todo, oito teatros recebendo e prestigiando artistas da Bélgica, França, Alemanha, Ucrânia, Uruguai – e vários Estados Brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Paraná,  e, claro, Rio Grande do Sul. E há o PRÊMIO BRASKEM EM CENA, para grupos gaúchos – completando - em 2019 - 14 anos de premiações, com apoio do Banco Itaú.  

UM COLOSSO – O PORTO ALEGRE EM CENA!

 E há Reflexões, Workshops, Residências. HÁ O CORPO EM CENA!

PROCURE!  DESFRUTE!  ASSISTA!

      Este ano houve abertura para lançamento de livros sobre o teatro e seus artistas. Sucesso absoluto, no saguão do Centro Municipal de Cultura (CMC). Anteriormente havia somente o lançamento da Revista do Porto Alegre Em Cena, uma bela revista, om a sua Programação. Este ano experimenta-se Escrita Em Cena.  No dia 12 foi o lançamento da Biografia de Antonio Abujamra – CALENDÁRIO DE PEDRA – de autoria da jornalista e escritora gaúcha Ida Vicenzia. Dia 13 – HAMLET SINCRÉTICO;  dia 16  - POVO DA RUA, TEATRO DE GRUPO. 

     E, encerrando os dias do Festival há, todas as noites, a partir das 23h, Sessão Maldita, alternando com os espetáculos do Prêmio BRASKEM. Minha única queixa é com a Internet, que não mandou os e.mails que enviei para ex-colegas de ofício, organizadores de eventos nos anos 80. Continuo afirmando, como Abujamra a respeito da Televisão, em geral, que a Internet ainda é um RASCUNHO.

     Da equipe que me acolheu destaco DUDA CARDOSO, da Coordenação de Programação, seu profissionalismo e sensibilidade para lidar com um visitante. Agradeço, de coração, a linda lembrança do evento, que me foi endereçada! Destaco também o estagiário Miguel Ribeiro, que me salvou da confusão portoalegrense desde o Hotel Everest, em uma providencial Van! A Fernando Zugno, da Coordenação Geral, substituindo Luciano Alabarse, agora Secretario Municipal de Cultura. Lembro os anos que passei exercendo o maravilhoso ofício de jornalista cultural do Correio do Povo de Breno Caldas, e da Zero Hora, nos idos da década de 80 do Século passado!
                           
                                  SÓ PARA NÃO ESQUECER...
 E DAR ÁGUA NA BOCA!!!: - Na abertura do Festival, dia 10 de setembro -  o Theatro São Pedro brindou os felizes participantes (e o público) com a apresentação da banda ucraniana DAKH DAUGHTERS e seu espetáculo: DAKH – DAUGHTERS BAND - FREAK CABARET.  

    Diz-nos a apresentação do programa, que o grupo é: “Composto por seis mulheres que se desdobram tocando mais de quinze instrumentos, além de cantar em diferentes idiomas e dialetos (...) Textos de autores reconhecidos, entre eles o poeta ucraniano Taras Shevchenko e o também poeta (russo) Iosip Brodsky, além de, é claro, Shakespeare e seus poemas (imaginamos), e, para dar maior gosto à rebelião juvenil (imaginamos), Charles Bukowski: o alemão que fugiu para os States! Invenção minha, mas ele escapou de boa, saindo, (verdade que ainda criança, mas dotado de  sobrenome suspeito, para a maluquice hitlerista! Criou-se nos EUA). 

              POR QUE NÃO PODEMOS LEVAR ESTE ESPETÁCULO PARA O RIO DE JANEIRO?
  
                       NÃO PERCAM O PRÓXIMO 
                       PORTO ALEGRE EM CENA!!!                                               

  


2 comentários:

  1. Não consigo localizar as fotos que fizeram, no Porto Alegre em Cena, durante o lançamento do livro de Antonio Abujamra - Calendário de Pedra? Alguém pode me dar notícia delas?

    ResponderExcluir
  2. Desisti de encontrar as minhas fotos do Porto Alegre em Cena, só tem três delas... Internet é um rascunho.

    ResponderExcluir