IDA VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT)
(Especial)
A diretora Maria Rita Rezende encontrou uma maneira arejada, e criativa, de trazer o nosso Arthur (ou será Artur, na nova grafia?) Azevedo, para o convívio do século XXI. E assim podemos assistir, às segundas feiras, e no horário das 20h, os alunos do curso de Interpretação - criado por Mariozinho Telles em seu Teatro de Roda - reproduzirem situações hilárias, orientadas pelas mãos e pela imaginação de duas atrizes/diretoras, Maria Rita e Luciana Albertin, que divertem o público com uma versão popular do teatro de costumes de Arthur Azevedo. Trata-se de jogos teatrais do Projeto “Clássicos de Teatro”, criado por Mariozinho, vivo no simpático Espaço Rogério Cardoso, da Casa de Cultura Laura Alvim.
...E La Nave Va!
Com alunos dos 18 a 80 anos, o clima é de total interrelação entre o objetivo alcançado (representar o espírito carioca do início do século XX), e o convívio, sempre agradável, com as diferenças, inclusive as do público... e a disposição do elenco de se entregar a esta rica experiência! Há, no Teatro de Roda, o grupo dos alunos, como Carol Martins, Lucia Farias (uma excelente comediante), Lenilson de Mello, e outros, que fazem uma apresentação minimalista, recorrente, de cenas do cotidiano, entre namoros e fofocas da vizinhança, que já não existem mais, em nossos tempos cibernéticos! E o que fazem estes espíritos transeuntes? Dançam modernas e maliciosas danças, e se arrepiam estrepitosamente, para espanto e delícia do público que os rodeia. Sim, os rodeia, porque o Espaço Rogério Cardoso é mínimo - e acolhedor - como sabemos!
Este mesmo grupo do Teatro de Roda ensaia (e monta) Shakespeare, por exemplo! Seu último Romeu e Julieta foi simpaticíssimo, e agora eis que se prepara – feito pelos atores já formados, do grupo – uma Megera Domada!
NÃO PERCAM ESTE ARTHUR AZEVEDO! A MÚSICA É BOLADA POR ELES, E OS MOVIMENTOS TAMBÉM. TUDO REGIDO POR MARIA RITA E LUCIANA ALBERTIN – QUE MARCAM O COMPASSO COM ATENTA DIREÇÃO.
COISA LOUCA ESSA INTERNET, SÔ!
ResponderExcluir