Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

FRANÇOIS TRUFFAUT - O CINEMA É MINHA VIDA

Resultado de imagem para Teatro - fotos de Patricia Niedermeier interpretando François truffaut
 Brunno Rodrigues,  Patrícia Niedermeier e Cavi Borges ombreados pelos gigantes François Truffaut e Jean-Pierre Léaud  (Foto Divulgação)
Resultado de imagem para Teatro - fotos de Patricia Niedermeier interpretando François truffaut
Apresentação do Espetáculo: Patrícia Niedermeier e Jean-Pierre Léaud (Foto Divulgação)

IDA  VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT)
(Especial)

     Muito prazer, Patrícia Niedermeier! Tivemos ocasião de assisti-la no belo espetáculo ‘François Truffaut – o cinema é minha vida’, do projeto ‘A Peça-Filme’. Trata-se de uma aproximação do cinema com o teatro. Ou melhor, uma aproximação das várias linguagens artísticas, entre elas o teatro-dança. Sim, estamos na presença de Niedermeier, uma bailarina-atriz!

     Ou, como nos indicam Cavi Borges e o roteirista e também idealizador do projeto, Rodrigo Fonseca - o espetáculo ‘minha vida’ é uma aproximação entre cinema e teatro, buscando atrair os amantes de cinema que não curtem teatro, e vice-versa. Boa pedida.   
     A direção também é de Cavi Borges e Rodrigo Fonseca. Este último é autor do texto e alterna, em dias variados, com Brunno Rodrigues (encarregado da projeção das cenas/teaser e making of), no papel de memória afetiva (entrevistador?), de Patrícia/François Truffaut! Sim, Rodrigo Fonseca também entra em cena no papel de entrevistador, mas na noite em que assistimos ao espetáculo Brunno era o personagem, e ele se dirige a Patrícia Niedermeier/ François Truffaut em uma espécie de ‘evocador de memorias’, (estimulador?), da vida do cineasta. Brunno cumpre seu papel de maneira charmosa.

     O espetáculo ‘FRANÇOIS TRUFFAUT – o cinema é minha vida’ capta momentos do cineasta lutando com sua inadequação para a vida, até a descoberta do cinema e da sua comunicação com o mundo, através dele. Assim, ouvimos Patrícia/ Truffaut se lembrar dos momentos em que estava procurando saber quem era. Para recuperar o momento sublime, só  recuperando as cenas que são tecidas pelos filmes de Truffaut e pelo texto de Rodrigo Fonseca.

     Aliás, este texto deve muito, também, às pesquisas de Cavi Borges em sua videoteca Cavídeo (e na internet), estimulando cenas inesquecíveis. Lembramos  Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), o ator que dá vida à obra de Truffaut, o famoso alter-ego do cineasta, abrindo para o público a descoberta do menino ator, em sua primeira entrevista com Truffaut, e nas cenas dos filmes que se seguiram! Aliás, o texto de Fonseca é uma epifania à obra de Truffaut... A presença de Doinel menino, na tela, se reproduz também na interpretação de Patrícia Niedermeier, ao vivo, no espaço teatral.  Eis uma bela concepção de espetáculo.

     A equipe técnica é de primeira. Iluminando o pequeno espaço (20 lugares) do Estação Botafogo, temos Luiz Paulo Nenem, em sua concepção minimalista e concentrada. O Design da operadora é realizado pela Rosebud (não é por nada, não, mas este pessoal adora cinema, até Orson Welles entrou na dança!). A Produção  Logística é de Marina Trindade. Com Assessoria de Imprensa de Guilherme Scarpa e Fábio Dobbs. O espetáculo é apresentado aos sábados e domingos, somente. NÃO PERCAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário