Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

FREUD E MAHLER





'Freud e Mahler' - Giuseppe Oristaneo e Marcello Escorel. (Foto Divulgação)


IDA VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT)
(Especial)

      A autora da peça FREUD E MAHLER, Miriam Halfim, explicita de tal maneira o tempo, e as motivações, de dois homens que modificaram o mundo da Música (Mahler), e o da Mente (Freud), com palavras tão marcantes que, ao encontrar sua escrita revivemos a emoção da cena. Mas agora, ao evocarmos a direção de Ary Coslov, a dimensão é outra, e algo mágico pode acontecer, pois vamos criticar a encenação.

     O encontro do psicanalista e do músico se deu em 1910, na Holanda. As motivações para esse encontro podem ser as mais diversas, mas, no caso de Mahler, foram as do coração. Casado com a bela musicista Alma Mahler, a insegurança tomou conta do músico. Tal sentimento não foi ocasionado pela competição artística - como bem podemos imaginar - mas por ser Alma uma mulher irresistível.

     Aqui estão colocados os ingredientes para uma refrega emocionante entre um pesquisador da alma humana (Freud), e um arrebatado artista das emoções, o compositor Gustav Mahler. Como diz Coslov: este foi o encontro do pensamento com a emoção - reconhecendo Coslov - : Isso não quer dizer que Freud deixasse de lado a emoção, ou que Mahler não usasse seus pensamentos. 

     Podemos acrescentar que este encontro dá à peça fluidez e equilíbrio. Miriam Halfim mostra, em sua mais recente criação, grande lucidez ao desvendar os tortuosos caminhos da paixão. Sim, porque a cena se desenvolve através da emoção de dois seres que se aprofundaram em suas  escolhas de vida.

      E, no momento em que, no palco, os dois artistas, Marcello Escorel e Giuseppe Oristanio, aguardam a chegada do público, a peça começa a atingir o seu contorno definitivo. Neste momento os dois atores, descontraídos, sorriem para o público. É quando percebemos a transformação que virá. Com uma sutil mudança de luz, os atores se transformam em personagens!

     É neste momento que percebemos a determinação do diretor. Ao buscar a fala dos personagens, Coslov impõe a sua fala, bem estruturada, transmitindo a riqueza do texto de Miriam Halfim.

     Percebemos também, com sôfrega atenção, que a autora, ao escolher o caminho que será percorrido pela sua escrita, consolida, no palco, a expectativa do que havia sonhado para a sua obra. Sim, o autor percebe quando está no caminho certo. E é com grande atenção que o público acompanha o acerto daqueles quatro artistas.

     Sim, temos Miriam Halfim, com sua competente escrita; Ary Coslov e a acertada direção; e temos Sigmund Freud - Giuseppe Oristanio – que, com sua bem dosada ironia, reconhece em Mahler, seu cliente, o desejo de esconder seus sentimentos. E, finalmente, temos Gustav Mahler que -  não se sentindo muito à vontade - tenta levar a motivação de sua visita para um patamar menos comprometido do que o ciúme. Porém, a combustão não se faz esperar. E vemos um Marcello (Mahler) Escorel ora reticente, ora explosivo, mostrando o artista em sua grande cena, quando confessa a Freud o seu ‘temor de amor’! E, a partir dessa confissão, temos a delícia do jogo de de cena de Giuseppe Oristanio e Marcello Escorel!

   Ary Coslov esclarece: tanto a força de raciocínio de Freud quanto os transbordamentos das emoções de Mahler permaneceram como legado para as gerações posteriores. – Ao que a autora Miriam Halfim acrescenta: sempre admirei Mahler e quis escrever sobre ele. 

     Para nós foi inesquecível o dia em que fomos estabelecer contato com eles, no teatro.

     A trilha sonora escolhida para o espetáculo foi a 6ª sinfonia de Mahler e seus vários movimentos. Criação da trilha sonora, Ary Coslov. Na trilha tem também Frank Zappa – Tributo a Edgard Varese. O cenário, com referências clássicas, é de Marcos Flaksman, e a Luz, de Paulo César Medeiros. Figurinos de Brunna Napoleão. Assessoria de Imprensa Ney Motta.
É BOM VER BOM TEATRO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário