Páginas

domingo, 17 de abril de 2022

TAL VEZ

 


I D A    V I C E N Z I A 
(da  Associação  Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)



TAL   VEZ
 

Cia  de  Ballet  DALAL  ACHCAR

Coreografia  ALEX  NEORAL

Amor? Paixão?

Sim, o tema da abertura já nos põe em contato com a nossa essência:

 “Si tu vois ma mére”

Esta criança vai aparecer de desaparecer, durante o espetáculo, colocando em questão a nossa dor do Amor. “Tal  Vez”...  um espetáculo dedicado ao Amor à Dança e ao Ser Humano – Apaixonado! 

(Seleção e roteiro do coreógrafo Alex Neoral). 

Doce lembrança de nossa sofrida America, nas belas canções espanholas e portuguesas... “De quem eu gosto/ Nem às paredes confesso”... “Quizas, Quizas , Quizas”... e tantas outras!

 (Mas o espetáculo, e Neoral, souberam selecionar as belas criações de nossos 

irmãos do Norte, dando-lhes também um gosto teatral...) :

“When a fall in Love”, “The man I Love”  … e grandes  Manifestações do Amor ... 

chegando a  “El desierto” ... e encerrando com  o apogeu do Amor,  o belíssimo  

“Wild is the Wind”! (com Trislane Maritins e João Luis da Matta).

Percebemos, neste espetáculo, as Delicadezas do Amor, suas Alegrias e Tristezas ...

“Tal  Vez” mostra a chegada de algo que prevemos e sentimos, mas que não 

podemos localizar! São lembranças do passado, unidas a um nebuloso Aqui e 

Agora.

Belo espetáculo de Dança Contemporânea! Vamos a ele:

As nuances das cores que se apresentam em cena, o claro/escuro, a respiração dos 18 bailarinos; o conjunto das cenas vão marcando um hiato entre os acontecimentos, e um desenvolvimento regido pela pulsão clássica! Mistura de linguagens, cores, sons e transparências... Iluminações! ... e a imagem etérea projetada por luzes cenográficas que compõem, com  panos em que o tom rosa impera, são os acortinados de cena, um mix de sonho e fantasia, de efeito singular...

As colocações e o desenvolvimento em cena dos bailarinos envolvidos alcançam a perfeição. A equipe técnica, que tem início com o coreógrafo Alex Neoral, abraça Dalal Achcar, como a mentora da obra e Paulo Cesar Medeiros como o executor da imagem cênica. Sua luz dançante atinge um domínio da cena que comunga com a caixa cênica de Natalia Lana e os figurinos de João Pimenta. Estes figurinos são versões fluidas de movimentos que funcionam como móbiles, dando total fluência na cena. Tal interação pode ser conferida pela plateia ao tomar conhecimento da  mão sempre forte e lúcida do coreógrafo Alex Neoral. O coreógrafo é  conhecido  pelo seu talento, desde o primeiro “Vértice” (2000), da Focus Companhia de Dança, por ele idealizada, Neoral desenvolve uma trajetória que combina  traços clássicos com dança contemporânea.

TAL  VEZ  é aberto pela Companhia  (todo o elenco do espetáculo presente em cena), com imagens poderosas de figurinos dominantes – prometendo o desenvolvimento marcante da cena. Tal expectativa não nos foi frustrada. Na Cena 2 temos a prometida “Quizas...” e seus amores atormentados.  Destaque para Maria Osório, refletida no fundo cênico.

Cena 3 – “When I fall in Love” – com João Luis da Matta e Thais Cabral em destaque. Cena 4 – “The Man I Love” – todo o elenco  (trilha sonora cantada pelos artistas que as tornaram conhecidas, roteiro de Neoral). E as Cenas vão se sucedendo. Impossível citá-las todas. São 16 cenas, com essa História de Amor,  narrada pelas músicas e atuação dos bailarinos.

Interessante detalhe: as músicas latino-americanas vão se intercalando com as notáveis (as mais conhecidas) das músicas norte-americanas. 

Em matéria de Arte, o  mundo é livre!

As demais cenas, não analisadas aqui, são irretocáveis, e cobrem o espectador de emoções fortes. Trata-se de um espetáculo marcante, em que o teatro surge em sua formula imorredoura!

Trata-se de um espetáculo de "Teatro-Dança". As imagens falam por si. Ótima atuação dos bailarinos e da equipe técnica! 

A CIA DE BALLET de DALAL ACHCAR ESTÁ DE PARABÉNS!

ELES ESTARÃO EM CENA HOJE – DOMINGO – DIA 17 DE ABRIL DE 2022.

 NÃO PERCAM!

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário