Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2023

O SOM E A FÚRIA de lady macbeth

 


          

I D A   V I C E N Z I A

(da  Associação Internacional  de  Críticos  de Teatro  -  AICT)

(Especial)

 

O SOM E A FÚRIA  de lady  macbeth


Vocês sabem quem é Cris (Cristina ) Mayrink? Por certo que sabem. Ela agora está em cartaz com uma peça idealizada e escrita

por (e para ) ela, sua intérprete.  Um monólogo. Surpreendentemente, a atriz  se coloca -  o nos coloca  -  no caminho das mudanças literárias  - nessa escola que está sempre se reconstruindo::

 a literatura!  E, de repente, vemos Mayrink, a Provocadora, se inserir em um caminho muito procurado pelos dramaturgos, dando mais um passo na modificação da linguagem teatral.

Tudo é permitido, em “O Som e a Fúria” - desde a tragédia mais carregada,  até a comédia -  e ao envolvimento emocional mais sutil. Há quem chore, na fala final da atriz. Fala belíssima!

Passemos rápido por esta abertura! Mas não podemos esquecer que Cris deu um importante passo no caminho  da construção  dramatúrgica.  Citemos rapidamente Graça Aranha.  Quem diria! “um fabricante de acontecimentos” – que  encantou a Paris do início do século XX com seu revolucionário  Malazarte , um moleque macunaímico. Muito depois, mas ainda no século XX, veio Jorge de Lima e sua Invenção de Orfeu com sua visita descontinuada de todos os tempos, desde a cultura falada e escrita. E, finalmente, temos  Antonio Abujamra e sua desconstrução dos clássicos!  

E temos também  uma mulher::  chamando para a luta as suas iguais!  Não esqueçamos que Mayrink interpreta Lady Macbeth,  a feroz!  Nenhum homem, mesmo forte,  deve sair despreocupado de sua fala tão atual ! 

Pois é a respeito dessa  ferocidade  que  Cris Mayrink  encerra o espetáculo...  e com um dos mais belos textos sobre o nascimento da Bondade e da Maldade, em uma descrição de personalidades em seus limites.

O bravo começar da passagem pelo palco dessa força da natureza, Cris Mayrink,  interpretando Lady Macbeth,  nos deixa entusiasmados, envolvidos e acreditando no futuro do teatro (aliás, sempre acreditamos neste futuro). O teatro está sempre se renovando. Não percam a essa  renovação  da atriz, inserindo textos, criando outros

( a  idealização do espetáculo e criação do texto são dela), nos fazendo amar estar ali, naquele momento, assistindo  àquela  transformação. Com o colaboração do também ator Diogo Camargos,   dessa vez  diretor e também iluminador ( com Francisco Hashiguchi)  em um jogo perfeito entre atriz, diretor – a  luz e o movimento.

“O Som e a Fúria de lady macBeth”  é  um espetáculo bem acabado e com grande  ´entrada´  em nossas  emoções.  

O monólogo  final, sobre a formação da personalidade e a identificação do bem e do mal em um ser humano foi um dos monólogos mais fortes e poéticos já ouvidos em teatro. O que mais aproxima público e ator::  a suave e cruel poesia que transmite!  

Não esquecendo que, provocativa, Cristina Mayrink coloca no final do espetáculo - dominando palco e plateia -  a música de Dom e Ravel  “Eu te amo, meu Brasil”,  desafiando os brasileiros  que se pensam donos de nosso estandarte Nacional, e relembrando uma época em que tudo era retorcido, aflitivo! Cris, com certeza, não viveu essa época!   

A peça é impactante. E o impacto final, com sua comunicação visual com o público, onde uma cenografia que grita a verdade, no final,  não deixa esquecer o que devemos fazer para espantar o Mal,  não deixa ninguém pensar que este  Mayrink  Produções  faz  teatro para  se divertir!

TAMBÉM  FAZEM!  MAS  AÍ  JÁ  É  OUTRA  HISTÓRIA.

NÃO PERCAM  “O  SOM  E A FÚRIA DE LADY  MACBETH  !!!

É  BOM  VER BOM TEATRO !       

 

FICHA TÉCNICA:

Além dos já citados, temos:

 Figurino: Letícia Birolli (aliás, a concepção viva  dos  avatares  - e  das composições - se movimentam entre figurinos e atriz )

Vídeo Espetáculo :  Mauro Marques

Fotos de Cena:  Nando Machado

Design  Gráfico:  Thiago Ristow

Operação de Som: Camila  Camargos

Assessoria  de  Imprensa: Maria Fernanda  Gurgel

Realização:  Mayrink  Produções

 

O Som e a Fúria de Lady Macbeth” no Teatro Glaucio Gill ... 


  


 


 

     

   


 

 

     

   

 

 


 




 

 

     

   

 

 

 

     

  


4 comentários:

  1. Que maravilha! Não tinha pensado em assistir a esse espetáculo mas, após ler sua crítica, já o considero imperdível.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida Sylvia! Vá e leve as pessoas que você gosta!

    ResponderExcluir
  3. Ida Vicenzia Ida, estou muito impactada, emocionada e honrada com sua belissima crítica sobre o nosso espetáculo. Muito obrigada pelo olhar e escuta tão preciosos!

    ResponderExcluir