Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

CONTRAÇÕES





Debora Falabella e Yara de Novaes, em Contrações, direção de Grace Pasô





IDA VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro - AICT)
(Especial)

CONTRAÇÕES

Sabemos que o teatro é uma lente de aumento sobre o mundo, mas o teatro dirigido por Grace Pasô é um Hublle. O Grupo 3, iniciado pelos atores mineiros Yara de Novaes, Debora Falabella e Gabriel Fontes Paiva está em sua quarta montagem. O texto dessa última montagem é escrito por Mike Barttlett (tradução Silvia Gomes), um autor inglês contemporâneo. Seu trabalho é "embalado" pelas mãos precisas da diretora Grace Pasô, que nos traz um espetáculo fora dos rótulos. É grande a tentação de pensar em Ionesco, mas do autor romeno ele não tem nada. Aliás, o autor inglês, Barttlett, vai muito além, ele se interessa pela História da Humanidade e a humilhação dos povos. Ao focalizar as duas personagens há uma visão universal sobre a degradação a que certas situações podem levar um ser humano. E não é só isso. Na direção de Pasô há inovações cênicas e reações insuspeitadas. O controle, e a loucura de suas mãos nos levam a um caminho poucas vezes desvendado. 

No texto, estamos na presença da mais reles submissão de uma funcionária subalterna. Ela é o célebre personagem explorado de Brecht, aquele que não sabe dizer "não". O autor quis mostrar uma cena absurda de sujeição, sem pensar em Brecht, talvez. Porém o caminho é o mesmo. A dependência, e a falta de coragem para se rebelar são degradantes, em qualquer contexto. Debora Falabella é uma atriz que possui grande força. Seu personagem em "Contrações" vai muito além dos papeis a ela confiados em outros veículos. Com exceção de "Dois Perdidos numa Noite Suja", no qual ela encontrou seu personagem nas figuras fortes e verdadeiras de Plinio Marcos. Agora, com a cena de Barttlett e Pasô, Debora mostra do que é capaz - em palco.

Yara de Novaes, como a subjugadora, não lhe fica atrás. Ela está com o poder, e nada a detém (na verdade, sua missão é "cumprir ordens"). Barttlett, como dissemos, é um homem sintonizado na História. Quanto á execução de sua tragédia moderna: há sons e gestos ritmados, há a exumação de um cadáver. Também instrumentos selvagens (como o é o de uma bateria de metal) - e a fúria do explorado a vencer obstáculos para se entregar à sua obsessão. Até o final, ela aposta em sua degradação. Podemos dizer que as cenas dessa peça são de um sadomasoquismo extremo. Se as encenações anteriores do Grupo 3 foram "O continente negro", do chileno Marco Antonio de La Parra; ou três contos absurdos de Murilo Rubião, é natural que o repertório vá em um crescendo, conforme o propósito do Grupo. Podemos dizer que, "Contrações" é uma pungente carta de apresentação para quem não conhece o trabalho do Grupo 3. 

A ficha técnica é de enorme precisão. Na trilha sonora temos o misterioso "Dr. Morris". A caracterização, de Anna Van Steen. (gente que conhece bem o assunto). "Conceito e preparação baterística dos atores", Bruno Tessele. O cenário e figurinos (de grande sensibilidade cênica), são de André Cortez. Direção de palco , Tadeu Costa. Preparação Corporal (encarregada da perfeita expressão do elenco), Kênia Dias. Luz de Alessandra Domingues. Imprensa: Ana Gaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário