Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2018

"rINOCERONTEs"

"rINOCERONTEs", espetáculo do Coletivo Errante. Direção:  Luiza Rangel. Orientação:  Leonora Fabião.
(Foto Maria Barillo)

IDA VICENZIA
(da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT)
(Especial)

     Antonio Abujamra costumava dizer que Ionesco é um autor que tem como objetivo o riso levado a sério. Quanto a mim, não sei se ele tem qualquer objetivo (parece-me que, se o tem, é alertar para o ridículo da sociedade humana), mas não se pode negar que ele é um criador empolgante. Agora, por exemplo, temos esse rINOCERONTEs, encenado por um grupo chamado Coletivo Errante, que nos joga na cara o impacto desse romeno maluco.  E COMO É BOM ASSISTÍ-LO! O Coletivo tem a percepção de jogar um hino brasileiro absolutamente surreal, o parnasiano de palavras em desuso... como o nosso Brasil!: “Deitado eternamente em berço esplendido”. De quem é a letra, mesmo? Duque Estrada! Esse hino é o nosso, o Nacional! Precisamos acordar deste sonho em decomposição, deste pesadelo!
     Mas não é só o nosso Hino que nos faz entrar em nonsense!  O que significam, por exemplo, aqueles animais, os rinocerontezinhos verdes, de unicórnio (ou serão cornos duplos?) que se estabelecem, de repente, entre os humanos? Muitos gostariam de ser um deles, e segui-los, emitindo os mesmos sons e requebrando em seu paquidérmico andar.
     E essa brincadeira gostosa deve ser seguida pelo público que, de repente, cai em si: “Mas como? Está todo mundo abandonando o barco? Indo para o meio da floresta? Andando na  mesma manada?”
     Muito a propósito a lembrança de montar Ionesco. Aliás, o grupo também é muito bom. Se o romeno percebeu o absurdo que nos cerca, os atores do Coletivo Errante fazem tudo muito melhor do que os franceses já fizeram, porque eles vão se jogando, se desmantelando, junto com o cenário, no que deve ser, mesmo, o fim de tudo. Somente um homem consegue não aderir a loucura geral, e permanece consciente, apostando para ver o que vai acontecer, pois, afinal, ele é um homem e não um animal!
     Não tenho intimidade com rinocerontes. Somente os vejo, com seu olhar ausente, em zoológicos, e me parece um animal bem desprotegido, apesar de sua carcaça pré-histórica! Eles me causam pena. Mas isso tudo não tem importância, perto do que está acontecendo, realmente, pois, ao que parece eles soltos são muito perigosos.... Sim, precisamos de uma reação determinada para não ficarmos tentados a seguir a manada destruidora de sonhos.
     Mas já que estamos examinando uma peça de teatro onde os acontecimentos nos enchem de estupefação, podemos observar que o trabalho destes talentosos atores, dirigidos por um dos membros do Coletivo (pelo que entendi, eles conseguiram romper as regras da hierarquia teatral, e fazer um rodízio de funções, em um jogo que há muito tempo deveria estar em ação). No caso, Luiza Rangel está na direção, e se desincumbe muito bem de suas funções.   
     Trata-se de um grupo premiado que se coloca à disposição do público, para tomarmos conhecimento de sue existência. O que podemos dizer é que estamos surpresos com o desempenho deste Coletivo. Os atores, os recursos cênicos, sonoros, coreográficos, são da maior competência. Espero não perdê-los de vista. Certamente estes oito atores que compõe o Coletivo Errante (o nome já é uma definição de seu trabalho), vão nos manter sempre atentos para as suas iniciativas. Parabéns a Eleonora Fabião por orientar essa turma! E a cenógrafa é de uma imaginação excitante. Seu nome? Fabiana Mimura. Mas, com certeza, o grupo deve ter cooperado para as boas soluções que o espetáculo consegue com tão pouco. Renato Machado está na orientação deste pessoal. Parabéns para vocês todos. Aconselho ao público que não perca rINOCERONTEs. Ele vai somente até o dia 3 de junho, no Teatro Dulcina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário