Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

"OPORTUNIDADE RARA"

Lena Brito, Bel Kutner e Saulo Rodrigues, em "Oportunidade Rara"
(Foto Guga Melgar)

CRÍTICA TEATRAL
IDA VICENZIA FLORES
(da Associação Internacional dos Críticos de Teatro – AICT)
(Especial)


   Quando me mudei para o Rio, nos idos do século XX, “Trate-me Leão” estava se despedindo da cena. Do Asdrubal Trouxe o Trombone, infelizmente, não assisti nada. Fica a imaginação do que poderia ter sido. Podemos dizer que, volta e meia, Hamilton Vaz Pereira nos deixa entrever alguma coisa do que aconteceu. Como nesta "Oportunidade Rara”, talvez um dos espetáculos mais representativos da época de ouro do Asdrubal. Dessa vez, Hamilton juntou seu pensamento em vários “flashes” da vida cotidiana - e também de suas fantasias. Se a crítica especializada, anteriormente – leia-se Magaldi, Michalski e outros -, se queixava de uma certa alienação do grupo, hoje em dia não podemos deixar de reconhecer, nas encenações de Hamilton, um excesso de informações, alguns nada alienados, sobre assuntos da atualidade. Nem todos são relevantes, às vezes até mesmo se tornam cansativos.
     Um exemplo bem sucedido é a Cena 1: “Humanidade Suicida”, que apresenta um casal que sabe o que é o amor e pretende defender seu oásis das investidas de “estrangeiros de origem nebulosa”, como a “suspeita” Nora. Essa cena lembra o Oriente Próximo, Marrocos, e faz citações de figurinos, nas quais a burka tem presença intrigante. Em cena Bel Kutner, Saulo Rodrigues e Lena Brito. Ao todo são 5 Cenas, todas bastante febris, elétricas. Assim levado, várias se tornam as possibilidades, neste espetáculo, de o autor apresentar seu pensamento.  
     Em destaque, a banda que acompanha a história, composta de adolescentes – um deles é o filho de Hamilton e Lena (seu nome é Iuri) – criando climas necessários para a narrativa. As “cinco pequenas peças teatrais”, como o autor as chama, têm um prólogo cantado por Hamilton, que assume seu lado cantor. Bela voz, embora muitas vezes a gente não entenda nada do que ele articula. Faz parte. Seu espetáculo apresenta erros e acertos, desafiando a perfeição e o “politicamente correto”.
       Na 1ª Cena temos Bel Kutner interpretando a mãe e esposa (nada convencionais, diga-se de passagem); o pai – também uma criatura “informal”, interpretado por Saulo Rodrigues, e a “estrangeira de origem nebulosa”, Lena Brito. Essa atriz, que dispensa apresentação, demonstra impressionante gama de recursos para interpretar desde a socialite no tiroteio da favela, na Cena 2: “Malditos Filhos de Adão”, até a nordestina matreira se virando em Paris (Cena 5: “Volta Depressa”). Lena aumenta e diminui de tamanho, muda a voz, a expressão (cuidado com as caras e bocas da massagista Valentina, que, às vezes, se assemelham às da socialite Lupe). Os três atores (aliás, quatro, pois também contamos com a excelente Luana Martau e seu doce canto...), se desdobram em vários papéis, com exuberância admirável. A Cena 3: “Business e Saúde Corporal” nada acrescenta, além da truculenta Valentina (Lena Brito), Soraya, a cliente boazuda (Bel Kutner), e uma situação financeira e emocional não muito definida entre as duas e Mário (Saulo Rodrigues). A Cena 4: “Bonito”, algo tolinha, é passada em uma suposta Grécia, onde há pavões e ruínas mitológicas (apesar da beleza da projeção das ruínas, realização de Laís Rodrigues).
     Mas tudo é relativo. O que é fraquinho para a crítica, pode ser maravilhoso para o “pai do besteirol” que é Hamilton Vaz Pereira. Apesar dos altos e baixos, assistimos com prazer às suas peças. Principalmente essa “Oportunidade Rara”.

Ficha técnica:
Texto, Música e Direção:
Hamilton Vaz Pereira
Elenco (ordem alfabética):
Bel Kutner
Lena Brito
Luana Martau
Saulo Rodrigues

Banda – Arranjos e Trilha Sonora:
Iuri Brito
Thomás Jagoda
Guilherme Lírio
Pedro Fonte

Cenário:
Hélio Eichenbauer
Luz:
Jorginho de Carvalho
Vídeo:
Laís Rodrigues
Figurino:
Antonio Medeiros
Projeto Gráfico:
Luiz Stein
Colaboração/Dramaturgia:
Melanie Dimantas
Assessoria de Imprensa:
JS Pontes




Nenhum comentário:

Postar um comentário